• rss
  • Twitter

Corregedoria

20/08/2019

PCPR participa de workshop que visa estruturar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou, na sexta-feira (16), de um workshop realizado no auditório do Ministério Público do Paraná, no Centro Cívico, que trata questões de como estruturar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.

O delegado José Barreto de Macedo Júnior ministrou palestra referente à escuta especializada, ressaltando a importância do procedimento, bem como as razões pelas quais a PCPR realiza esse tipo de escuta. Esse procedimento é específico para a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência, onde são ouvidos utilizando-se técnicas especiais que possibilitam construir um relato fidedigno, sem que a vítima seja exposta a situações estressantes.

Barreto ressaltou a importância de capacitar os policiais para realizarem a escuta especializada, que só é feita quando não existem outras provas da ocorrência do crime ou somente quando outros órgãos da rede de proteção não conseguem realizar, devido a demanda do atendimento. Diversas vezes a vítima e agressor moram na mesma residência, e é necessário agir com rapidez.

Cerca de 1,4 mil pessoas se inscreveram no workshop, que foi oferecido na modalidade presencial e na plataforma digital, com a possibilidade de assisti-lo ao vivo por webcast para todo o Paraná.

Além do delegado José Barreto de Macedo Júnior, também esteve presente no evento o corregedor-geral da PCPR, Marcelo Lemos, membros e servidores do Ministério Público do Paraná, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, advogados, conselheiros tutelares e demais profissionais da rede de proteção que buscam garantir e efetivar a proteção dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.