• rss
  • Twitter

Corregedoria

23/06/2015

Delegado-geral da Polícia Civil recebe autor de livro sobre crime organizado



LivroO delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, recebeu em seu gabinete, no departamento da instituição, o delegado da Corregedoria de Assuntos Internos da Polícia Civil, Alexandre Rorato Maciel, autor do livro, “Crime Organizado Persecução Penal e Política Criminal”, lançado no mês de maio deste ano, pela editora Juruá.

O livro é uma análise dividida em três capítulos referente a temas ligados as organizações criminosas. No primeiro capítulo, o autor discute a polêmica envolvendo a própria existência do crime organizado e começa a discussão a respeito do tema. No segundo capítulo, uma análise minuciosa é realizada sobre diversos procedimentos de investigação e formação de provas existentes para apuração das organizações criminosas e dos crimes por elas praticados, embora alguns deles não sejam destinados exclusivamente a esta forma de criminalidade. Já no terceiro e último capítulo sem pretensão de trazer respostas prontas, mas sim de contribuir para a discussão, foram elencadas várias medidas preventivas e repressivas, nos campos sociais, político e legislativo.

Para o delegado-geral, Julio Cezar dos Reis é muito gratificante para instituição ter um delegado escrevendo uma obra rica em conteúdo, já que o tema é tão atual. "Geralmente as publicações envolvendo o tema são ou muito técnicas, ou de ficção. De leitura simples e bem prática, esta obra vai ajudar muitas pessoas - leigas ou não - a entender o crime organizado. Esse conhecimento é de suma importância para fomentar a discussão e, consequentemente, criar soluções para o problema", afirmou.

Maciel acredita que a implementação desse estudo pode trazer bons resultados, não só frente a criminalidade organizada, mas também para outros setores. O livro se encontra disponível para venda no site da editora e em breve chegará as livrarias.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.